sexta-feira, 21 de junho de 2013

Regras do Hardtrack Cycletouring

REGRAS BÁSICAS DO HARDTRACK CYCLETOURING

- O cicloturismo deverá ser realizado no estilo evento não-competitivo, não sendo divulgado ou computado tempo de chegada.
- O conceito é baseado em uma prova de regularidade, onde se tem horários de abertura (impedindo que participantes acelerem acima da média) e de fechamento (impedindo que participantes atrasem o pelotão) dos Pontos de Controle.
- Deve ser realizado em 2 etapas, 1 por dia, com trajeto estilo “todo terreno”, provendo desafio aos participantes. Quilometragem aproximada: 100km/dia, com erro considerado de 10% para mais ou para menos).
- Cada participante deve receber uma carta de percurso, sem necessidade de sinalização do trajeto. A organização deve prover guias com capacidade de cumprir o trajeto no tempo médio estipulado. Deverá ser provido arquivo digital para aparelhos GPS compatíveis com bicicletas.
- A organização deve prover informações mínimas de pontos de hospedagem, alimentação e transporte em cada localidade envolvida, não sendo necessário custear nenhum item ao participante.
- A organização deve prover sistema de seguro e/ou resgate, informar hospitais e postos de saúde próximos da rota, além de proceder toda a legalização necessária para a execução do evento, de acordo com a exigência de cada província ou país.
- A organização deve prover um veículo para resgate de participantes dentro dos Postos de Controles estabelecidos, permanecendo os mesmos fixos no local até o horário de fechamento estipulado. As desistências devem ser encaminhadas sempre ao Posto de Controle subseqüente.
- A organização deverá prover um veículo para levar as bagagens do ponto de partida ao ponto de pernoite e caminho inverso. Poderá ser criada regra para limite de volume e/ou de peso. Poderá ser taxado os excessos. Caso o participante queira levar qualquer objeto para ser retirado ou usado em algum Posto de Controle, este objeto deverá ser colocado no carro de regate, e não no carro de bagagens. Poderá haver limitações para transporte no carro de resgate, sendo cada caso estudado pela organização (exemplo de objetos que não podem ser negados: maleta de remédios, aparelho de respiração, suplemento alimentar, reservatório pessoal de água, etc).
- Preservando a base do cicloturismo, cada participante deverá montar sua logística para a conquista do desafio. Com isso, hospedagem e sua reserva,  alimentação, transporte e apoio deverão ser programadas com antecedência e com recursos do próprio participante.
- Deve ser realizado em duplas mistas. Podendo ser formado então por homem-homem, mulher-mulher ou homem-mulher. Deverá ser confeccionado numerais onde a dupla é arrolada pelo mesmo número, separando cada um por letra A e B. Durante todo o trajeto a dupla não poderá se separar, salvo se houver desistência de uma das partes. Havendo desistência, aquele que continuar deverá se juntar a uma dupla, mencionar a um PC e deverão andar em trinca a partir da informação.
- Os participantes deverão chegar em dupla e  ter seus passaportes carimbados em cada Posto de Controle.
- O participante que chegar após o horário de fechamento do Posto de Controle será desclassificado e deverá terminar o trecho diário no carro de apoio, não sendo mais permitido que lhe seja entregue certificado de conclusão. Caso um dos participantes comprove aptdão para concluir o desafio, este deverá procurar uma dupla para que andem, a partir deste momento, em trinca.
- Se um participante chegar sem o seu par no Posto de Controle, este deverá ser questionado pela organização. Se for comprovado que a separação ocorreu por motivo de cansaço ou arrasto de seu par, este só poderá ser liberado para continuar o trajeto após a chegada do seu parceiro(a).
- Ao concluir o desafio ao longo de dois dias, cada participante deve receber um certificado de conclusão contendo dados do percurso e data.
- Poderá ser solicitada medalha de conclusão ou as mesmas poderão ser entregues no final do desafio, de acordo com o prescrito pelo organizador.
- A partir do momento em que é considerado FECHADO o Posto de Controle final, considera-se encerrado o evento.

- O hardtrack cycletouring deve ser considerado uma prova de conclusão, baseada em regularidade, com certificação de níveis de dificuldade e quilometragem avançada. Suas regras poderão ser adaptadas de acordo com a necessidade de cada província ou país, desde que não abandone os conceitos básicos mencionados de organização e conclusão dos participantes.

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