sexta-feira, 21 de junho de 2013

Dercy - Sobre as cidades envolvidas


Neste primeiro estágio, Stage ONE, o episódio se chama "De Macaé para os Braços de Dercy".
A saída e chegada será na cidade de Macaé e a cidade de pernoite será Santa Maria Madalena.


Macaé

Macaé é um município com 23km de litoral, situado no norte fluminense, distante 180km da capital e muito conhecida como a cidade "Capital Nacional do Petróleo".


No início da nova gestão pública, em 2013, o potencial ciclístico do município começou a ser explorado através de projetos feitos diretamente pela Fecierj, a pedido do prefeito Aluisio, através da FESPORTUR, cujo Presidente é Luiz Renato e Vice-Presidente Esportivo é Henrique Gama.
Assim sendo, as vias, trilhas e estradões da região começaram a ganhar eventos de alta classe e colocando Macaé no cenário Nacional do ciclismo.
Por estar próxima a montanhas que formam a Serra do Mar, com pontos que ultrapassam com facilidade os 1000m de altitude, Macaé tem sido ponto de visita de muitos adeptos de várias modalidades do ciclismo on road e off road. A melhor pista do Estado do Rio de Janeiro está localizada no município, no distrito de Frade.


Importantes projetos como a Trilha das Bananeiras também é realizado em Macaé.


 E desde que foi iniciada a pedalada sem nenhuma pretenção, que se encaixou como luva no projeto de Hard Track Cycletouring, Macaé sempre foi o ponto de partida.


Santa Maria Madalena


A cidade de Santa Maria Madalena está distante 219km da capital e possui uma população estimada de 12mil habitantes.
Pequena cidade cravada a 615m de altitude, no Parque do Desengano, possui um clima mais frio, aconchegante, considerado o 3º melhor clima do Brasil.
Muito conhecida no Brasil, além das suas belezas naturais, por ser a cidade da personagem Dercy Gonçalves, atriz humorista que foi destaque na mídia por muitos anos.
Águas cristalinas formam cachoeiras por todos os cantos e vegetação é muito bem conservada. Com vários afloramentos rochosos esculturais, a cidade ganhou título de "Cidade Geologia do Estado".
A cidade está em processo de tombamento histórico do seu centro, tamanho é o grau de conservação da hitória pela arquitetura.
Em relação ao ciclismo, Madalena, embora pequena, é grandiosa neste assunto.
Foi a primeira cidade a sediar um Encontro Nacional de Cicloturismo fora do eixo Sul-São Paulo. Um encontro que marcou história e deixa saudade em todos os participantes.
Tem o primeiro circuito homologado de Cicloturismo tradicional (Trip trail cycletouring) do Estado, que é a Volta do Desengano.


A cidade foi palco, em 2012, da etapa única do Campeonato Estadual de Moutain Bike Maratona. Um percurso duro, extenso, que exigiu muito sacrifício dos participantes por conta da variação altimétrica.


É a única cidade do Estado do Rio que é palco da Etapa Única do Campeonato Estadual de MTB Downhill Urbano. Uma verdadeira festa no meio da comunidade, mostrando ao público urbano uma festa equivalente à que vemos nos grandes centros.


Se já não bastasse, trilhas e estradões que passam ao lado do Parque do Desengano encantam todos que visitam o belíssimo município.
E no Stage ONE, De Macaé para os Braços de Dercy, é o ponto alto, até mesmo no sentido literal, das aventuras mais impressionantes do trajeto.


Estas são as cidades por onde vamos percorrer 2 dias do mais puro MTB!

Nenhum comentário:

Postar um comentário